Mastopexia: cirurgia para levantar a mama

A mastopexia é um procedimento cirúrgico focado em elevar e remodelar as mamas, proporcionando uma aparência mais jovem e revitalizada. Por isso, esse tipo de cirurgia plástica é ideal para mulheres que desejam restaurar o contorno dos seios, muitas vezes alterados após gravidez, amamentação ou oscilações significativas de peso.

O que é mastopexia?

Mastopexia, ou lifting de mamas, é uma cirurgia que tem como objetivo corrigir a flacidez, elevando os seios caídos. Além disso, essa técnica pode ser combinada com a mamoplastia de aumento ou redução, dependendo da necessidade e do desejo da paciente.

Entenda as razões do prolapso mamário

No entanto, várias razões estão por trás da flacidez mamária, sendo que muitas têm relação com etapas naturais do ciclo de vida feminino e o processo de envelhecimento. Por isso, é natural que a maioria das mulheres experimente essa mudança em algum momento, o que pode causar, em alguns casos, desconforto em relação à própria aparência.

Principais causas da flacidez das mamas:

  • Envelhecimento: com a idade, a pele perde elasticidade devido à redução na produção de colágeno e ácido hialurônico, além de alterações hormonais, afetando a sustentação das mamas.
  • Gravidez e amamentação: durante a gestação, as mamas aumentam de tamanho e estendem a pele. Posteriormente, após o parto, elas tendem a retornar ao tamanho anterior, deixando a pele esticada e mais flácida.
  • Gravidade: os ligamentos que suportam os seios sofrem com o efeito da gravidade ao longo do tempo, tornando-os mais propensos a ceder.
  • Variações de peso: o aumento e diminuição frequente de peso provoca a flacidez da pele no tecido mamário devido ao constante efeito sanfona.
  • Alterações hormonais: fatores como o uso de contraceptivos orais e as mudanças hormonais durante a menopausa também podem contribuir para a diminuição da firmeza das mamas e fazê-las parecerem mais caídas. Portanto, cada um desses fatores desempenha um papel significativo no aspecto das mamas ao longo da vida de uma mulher.

 

Quando recomenda-se a mastopexia?

Geralmente, recomenda-se a mastopexia para mulheres que se sentem insatisfeitas com a flacidez dos seios e desejam reverter essa situação para elevar a autoestima e melhorar a percepção sobre a aparência. Assim, esse procedimento é ideal para restaurar a posição original dos seios, proporcionando um maior bem-estar e confiança à paciente.

Contudo, para ser uma candidata ideal para a mastopexia, a mulher deve estar em boa saúde física e manter um peso corporal estável. Porém, as características que geralmente determinam a necessidade deste tipo de cirurgia incluem:

  • Seios com formato alongado ou pendentes;
  • Mamilos e aréolas que naturalmente se posicionam para baixo devido à gravidade e flacidez;
  • Presença de uma quantidade significativa de pele flácida ao redor das aréolas, que muitas vezes se encontram alargadas;
  • Assimetria visível, isto é, quando uma mama está mais baixa do que a outra;
  • Perda de forma e/ou volume anterior dos seios.

Portanto, essas condições fazem da mastopexia uma opção cirúrgica valiosa para devolver às mamas uma aparência rejuvenescida e esteticamente agradável.

Como é feita a cirurgia?

A mastopexia, ou cirurgia de levantamento das mamas, possui uma duração que varia de 2 a 4 horas. No entanto, o médico poderá optar por diferentes tipos de anestesia: local com sedação, geral ou peridural. Em seguida, o procedimento inicia com uma incisão cuidadosamente planejada que acompanha os contornos naturais das mamas, cujo formato e extensão determinam-se pela quantidade de pele que será necessário remover e pelas características específicas dos seios.

Contudo, embora seja possível realizar a mastopexia sem a inclusão de implantes, em casos em que há significativa flacidez mamária e conforme o desejo da paciente, é possível inserir próteses de silicone para restabelecer a firmeza e melhorar a sustentação das mamas.

Além disso, durante a cirurgia, realiza-se o reposicionamento do mamilo e a remoção do excesso de pele. Porém, em determinadas situações, também pode ser necessário remover tecidos gordurosos e glândulas para aprimorar o contorno das mamas. Esse refinamento possibilita que a paciente conquiste uma forma mais estética e harmoniosa para os seios.

Cuidados pós-operatórios

O acompanhamento pós-cirúrgico é essencial para garantir os melhores resultados. Para isso, a paciente deverá seguir um plano de cuidados personalizado, incluindo:

  • Orientações sobre atividades físicas e descanso adequado;
  • Uso de medicamentos para manejo da dor sob prescrição;
  • Consultas de acompanhamento para monitorar a cicatrização e o contorno das mamas.

Ainda ficou com dúvidas? Marque uma consulta e saiba tudo sobre a mastopexia.

Agende uma consulta com o Dr. Felipe Fasolin